terça-feira, 29 de novembro de 2011

O atemporal Ryan Giggs completa 38 anos

Você pode nunca ter ouvido falar dele, eu sei disso.
Existem jogadores assim, que nunca foram expressivos dentro de seu próprio país. Afinal, o que acontece em País de Gales? Mas Ryan Giggs é uma lenda dentro do Manchester United e é um prazer enorme ver uma lenda do seu clube atuando, mesmo que seja recreativamente, não que seja o caso de Giggs.

O welsh wizard completa 38 anos hoje (29/11/11) e continua jogando em altíssimo nível. Basta ver seu desempenho na última Liga dos Campeões da Europa, competição de clubes mais difícil do mundo. Aos 37 anos Giggs foi um dos principais responsáveis pela grande campanha do United na competição, levando o time à final. Inclusive nesta temporada Giggs ainda dá sinais de que pode ser útil, bem útil ao time, com seus gols e assistências.

A capacidade de Giggs de passes, dribles de corpo e corrida parecem inalteradas mesmo após 20 anos atuando pelo mesmo clube. Poderia discorrer linhas e mais linhas sobre sua lealdade ao Manchester United mesmo em períodos mais difíceis, mas falar disso sobre Giggs é chover no molhado.

Como sugere o texto, o tempo não parece passar para Ryan Giggs. Vá lá que cresceram cabelos brancos e ele não pode atuar todos os jogos, mas quando está em campo sua contribuição não é nada menos que fantástica. Quantos jogadores de 38 anos ainda são respeitados realmente como os jogadores que são e não os jogadores que um dia foram?

E, por fim, as honras individuais. Ryan Giggs está a apenas 15 jogos de se igualar a Maldini em número de exibições com um time da primeira divisão. Suas 887 partidas e 161 gols falam por si só, bem como seus 12 títulos de Campeonato Inglês em 20 anos, duas taças da Liga dos Campeões e a condecoração como membro da Ordem do Império Britânico.

Como Wayne Rooney, um dos ícones do atual elenco do United, bem disse, está na hora de arranjar uma estátua para Giggs em frente a Old Trafford. George Best, Denis Law e Sir Bobby Charlton, vencedores do Ballon D’or e membros da chamada Holy Trinity do Manchester United, possuem uma estátua juntos. Um famoso blogueiro inglês do clube (The Republik of Mancunia) se pergunta por que não fazer mais uma, com mais três jogadores que marcaram época recentemente, tais como Giggs, Paul Scholes (4º jogador que mais atuou pelo clube )e Gary Neville (5º jogador que mais atuou pelo clube), outras lendas do United.

Com certeza motivos não faltariam. E nem pessoas a aprovar e admirar a ideia e o resultado final.

2 comentários:

  1. Identidade com um clube, tá ae algo q não vemos por aqui com frequência, além disto jogar com elevada idade para os padrões do esporte e em alto nível mostra a importância que deve ser pra um atleta, principalmente pra uma centena de jogadores do lado de cá, parabéns ao ícone Giggs.

    ResponderExcluir
  2. A importância dele é tão grande que como prova disto foi convocado pra seleção da Grã-Bretanha para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Certamente deverá ser o capitão da equipe também!

    ResponderExcluir