quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mano do céu, que decepção!



Que o time do Flamengo é limitadíssimo todo mundo sabe. Não precisa entender muito de futebol pra saber que esse ano seria um ano com pouquíssimas pretensões  pro Flamengo. Mas a palavra que mais cabe ao time é azar. Primeiramente azar da diretoria. Claramente o plano  deles era fazer um investimento pequeno esse ano, pra disputar meio de tabela, aquele campeonato morno e ano que vem, vir com um time forte pra brigar por vaga na libertadores. Não deu certo. Contrataram jogadores razoáveis e fizeram uma grande aposta: CARLOS EDUARDO (acho desnecessário comentar o resultado da contratação, mas o álibi da atual diretoria é que era uma grande promessa, tinham outros times grandes querendo coisa e tal). Não deu certo nem um, nem outro. Contratações não dando certo, faz o que? Bota a molecada na furada. Jogadores com potencial, várias jóias no Flamengo para serem lapidadas e entram em um processo de fritur
a desnecessário. Zico, o maior ídolo do Flamengo foi vaiado, mas foi lapidado, eis a diferença. Com contratações sem dar certo e jogadores da base não resolvendo faz o que? Contrata um técnico forte com bagagem de seleção brasileira e... Ok, nada deu certo esse ano. Mano Menezes chegou pra arrumar a casa, com um time mediano e com grandes limitações. Chegou, deu uma melhorada e caiu de rendimento de novo. Não existe time no mundo que não possa ser melhorado. Claro que não vamos exigir desse time uma vaga na libertadores, mas não dá pra continuar assim. Em 2007 tivemos um grande exemplo disso. O time do Flamengo era LIMITADÍSSIMO, mas chegou onde chegou. É simples Mano, deixa um time compacto, faz com que o time tenha um meio de campo (não me diga que é impossível com esse time, porque o Joel Santana fez um meio de campo com Jaílton, Toró, Cristian e Ibson), ensina o time a ter raça e faz a torcida jogar pro time. Essa é a fórmula do Flamengo. Quando não tem time, TEM QUE TER RAÇA, TEM QUE TER TORCIDA. Foi bom o mano ter saído. Como ele disse, ele não passou o que pensa de futebol pro grupo. O que você pensa é diferente do que a nação quer. Flamengo não é Corinthians, Mano.
Semana que vem tem Copa do Brasil, claramente é a única chance do Flamengo esse ano. A qualidade da torcida do Flamengo é conseguir diferenciar o time em competições diferentes. Copa é mata-mata, mata-mata é tensão, tensão é raça, e não existe nenhum outro sinônimo de Raça que não seja Flamengo.


Abraços e até a próxima!

Final antecipada? O futebol tem disso?

O futebol... ah o futebol! Como é bom sentir a emoção de uma das poucas decisões nesse campeonato de pontos corridos. “Ah, mas é o sistema da Europa”. Nós somos a Europa? Enfim, por mais que eu seja um defensor ferrenho do futebol antigo, da época que se via o jogo em pé no cimento, que se bebia cerveja do lado de fora do estádio e se pagava 5 reais no ingresso, não vim falar disso hoje (quem sabe em um futuro post eu fale). Vim fazer uma pequena crônica da “final antecipada do brasileiro de 2013”. Ok, quem falava isso já estava errado. Como que um time com 7 pontos de vantagem do outro e com 16 rodadas pra serem jogadas. Beleza, é uma vantagem considerável, mas em 16 rodadas temos 48 pontos em jogo. O futebol é lindo. Impossível dizer que não. Se me perguntassem o principal ingrediente pra tamanha beleza
eu ficaria em dúvida, mas responderia “o improvável”. Sem dúvidas as coisas mais lindas que aconteceram no futebol eram inesperadas. Hoje, por exemplo, quem ia esperar um Cruzeiro muito superior no primeiro tempo sem conseguir marcar gols? Sim, o gol do Nilton foi no primeiro tempo, mas bem no finalzinho, e não ilustrou o que eu quis dizer. Quem esperaria que um volante nato, com características defensivas fosse acertar um chute daquele de rara felicidade? Quem ia esperar que o Botafogo iria voltar melhor no segundo tempo ditando o ritmo de jogo? Pênalti pro Botafogo, e quem ia esperar que o craque do time, o líder da equipe, o jogador que por muitos é tido como o melhor do campeonato fosse perder bisonhamente? (Até aceito perder pênalti, é de enorme naturalidade, mas um jogador do quilate do Clarence bater com o tornozelo?). Quem iria esperar que o Botafogo iria continuar melhor e, em um lance isolado, por destino ou castigo, o Cruzeiro ia ampliar de pênalti? (Pois é, a bola pune.) E pra completar o improvável jogo, quem ia esperar em mais um gol do Cruzeiro  e um placar elástico assim? O futebol tem dessas, ainda mais nesse campeonato brasileiro tão embolado. Pra você ter uma noção, o Botafogo (2º) está a 7 pontos do Cruzeiro (1º) e o São Paulo (13º e que até duas rodadas atrás estava desesperado no Z4) está a 8 pontos do G4. No futebol só podemos ter certeza de uma coisa: não podemos ter certeza de nada. Enquanto a matemática permitir, os corações apaixonados vão acreditar e o time vai correr atrás. Não tem nada definido esse ano e talvez (com certeza) teremos muitas surpresas esse ano.


Grande abraço e até a próxima.

Leonardo Cassaro

domingo, 1 de setembro de 2013

PARABÉNS!

Chegou aos meus ouvidos que hoje é teu dia! Então, que Deus te cubra de bênçãos, que Maria te proteja e que, seja nos campos, seja nas academias, seja nas escolas (no celeiro de futuros campeões) ou onde quer que você esteja, você possa ser canal de bênçãos e ajude à todos nós a cuidarmos do templo do Espírito Santo que somos todos nós. Um abraço, queridos profissionais de educação física que hoje comemoram seu dia.
Esporte Catedral sempre antenado! Fique você também e nos ouça toda quarta às 20h45 na 106,7FM.