Ministério do Esporte e Comitê Intertribal mudaram a data dos jogos, por conta do novo padrão de convênio entre o governo federal e entidades privadas
A décima-primeira edição dos Jogos dos Povos Indígenas foi adiada, para o período de 5 a 12 de novembro. O Ministério do Esporte e o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena decidiram adiar, por um mês, a data dos Jogos Indígenas, por conta do novo padrão de convênio entre o governo federal e entidades privadas, estabelecido pelo Decreto 7 mil 267, assinado pela presidente Dilma Rousseff, e publicado no Diário Oficial da União, no final do mês passado. Portanto, o período anterior, entre 8 a 15 de outubro, não vale mais. A secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, Rejane Penna Rodrigues, disse que as expectativas para a décima-primeira edição dos Jogos dos Povos Indígenas são as melhores possíveis.
A secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, Rejane Penna Rodrigues, acrescentou que os Jogos Indígenas são emblemáticos pela dedicação dos povos às atividades esportivas tradicionais da cultura indígena, como corrida de tora, cabo de força, jogo de arco e flecha, luta corporal, além de outras modalidades. Vale lembrar que está mantido o local, inicialmente divulgado: na Ilha Real, em Porto Nacional, Tocantins.
Reportagem, Priscila Leite